terça-feira, 3 de setembro de 2013

O Futuro de Nós Dois

Título original:  The Future of Us
Autores: Jay Asher e Carolyn Mackler
Editora: Galera Record
Tradução: Ana Ban
Ano: 2013
Número de páginas: 381
Sinopse: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinha usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da América Online de Josh, seu melhor amigo Logo no primeiro acesso, eles descobrem que acabam de entrar no Facebook dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o destino. Josh e Emma estão prestes a descobrir.



Opinião da Jéssica 

Amei! Amei! Amei! O Futuro de Nós Dois é o novo xodozinho da minha estante! Sério. Se um dia eu emprestar ele, vou ficar conferindo se a pessoa tem cuidado ou não. E se alguém estragar ele, nossa! Eu mato! Brincadeirinha. Na verdade nem sei porque tenho tanto carinho por esse livro. Talvez porque eu amei a capa, a diagramação, o modo como o livro é pequeno e grosso e, principalmente, a história. Não é um dos meus preferidos, mas O Futuro de Nós Dois se tornou especial!
Josh e Emma são amigos desde a infância, mas algo aconteceu recentemente que os dois se afastaram. Algo que mesmo depois de reatarem a amizade ainda fica pairando no ar toda vez que se encontram. Esse não é um daqueles livros que os personagens mostram o que sentem para o leitor, mas cada um que lê consegue visualizar os sentimentos presentes. Não sei como os autores fizeram isso, mas foi surpreendente e agradável.
A história se passa em 1996, o ano em que nasci. Muitas vezes eu ri do modo como eles não têm ideia do que o futuro os reserva. Eles nem sabem o que é um blog! Isso me fez pensar como será o nosso futuro. Será que vou achar tudo o que gosto ultrapassado? É uma das reflexões que os autores quiseram nos mostrar. A mais importante é que passamos tempo demais em rede sociais tentando mudar algo em nossa vida que só pode ser mudado fora das redes sociais, na vida real, no contato, nas amizades verdadeiras, de corpo e mente presente!
"Adorável. Ao mesmo tempo uma comédia romântica e um sutil lembrete que devemos nos desconectar para viver o momento." —  opinião de School and Library Journal.
Confesso que muitas vezes senti uma leve irritação pelo fato dos personagens não perceberem o que sentem um pelo outro. É um tanto frustrante ver o quanto são lerdos, principalmente a Emma. Mas isso foi muito bem compensado pela história fantástica que os autores inventaram. Criar um enredo onde os personagens de 1996 conseguem ver seu futuro através do facebook, algo que só seria inventado dali alguns bons anos, e ainda conseguem mudar tudo com uma simples decisão? Isso que é o que eu chamo de uma mente muito fértil! Amei isso.
Quanto mais leio livros narrados por homens, mais eu amo esse universo diferente. O Futuro de Nós Dois é alternado. Cada capítulo é um que narra. Isso ajudou muito a compreensão de todas as partes da história. Josh e Emma são adolescentes tão legais que queria tê-los como amigos. Assim como Kellan, a amiga super alto astral de Emma, e Tyson, o amigo elétrico de Josh. Talvez o fato de não existir tanta tecnologia naquela época tenha ajudado esses personagens serem tão próximos uns dos outros. Eles nem tinham celular! 
Á medida que a história vai se aprofundando mais confusões o "casal" arrumava, e como consequência mais confusão arrumavam no futuro. Senti falta de uma explicação sobre como eles conseguiram acessar o facebook se ainda não tinha sido criado. Não tem muita lógica nisso. Mas isso não atrapalhou em nada o entendimento da história como um todo. Fiquei fascinada a cada página, querendo saber como eles conseguiriam perceber o que estava bem na frente deles e como seria o desenrolar da história. 
O final foi bem fofo, mas nada surpreendente. O livro não é algo grandioso, mas é uma leitura deliciosa! Foi muito gostoso lê-lo, e me encantei com a forma perfeita que foi escrito, mostrando direitinho os status do facebook das pessoas. O tema é muito interessante e você não vai se arrepender. Leia! Mas não leia pelo computador, ou pelo celular, ou tablete. Pegue o livro e aprecie!

Estrelinhas



Citações preferidas:
"Eu me lembro da teoria do dominó. Se não impedirmos algo ruim de acontecer, a coisa continua se disseminando até ficar praticamente impossível tomar alguma providência a respeito dela." pai de Tyson
"Emma dá risada. Quando faz isso, vira a mão para cima e entrelaça os dedos nos meus. De todas as terminações nervosas que eu achava haver na minha mão, agora percebo que o número é cem vezes maior." Josh (olha como ele é perfeito!)

Obs.: não há muitas citações pois como eu disse, os personagens não mostram seus sentimentos com clareza, mas dá pra perceber bem o que sentem.
 
Trailer
Achei muito interessante o que a editora fez antes de publicar o livro. Vejam:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas Resenhas