terça-feira, 9 de junho de 2015

Trilogia Grisha #1 - Sombra e Ossos

Título Original: Shadow and Bone
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
Tradução: Eric Novello
Ano: 2012
Número de Páginas: 287
Sinopse: Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.
A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.
Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.




Opinião da Jéssica

Primeiramente, quero parabenizar a editora Gutenberg por todo o trabalho de pensar nos mínimos detalhes como a textura mais grossa das páginas, a capa que tem tudo a ver com a história do livro, o mapa, a página que explica a hierarquia dos Grishas, o começo de cada capítulo todo trabalhado... Eu amei toda a diagramação de "Sombra e Ossos". Isso tudo contribui muito para a imagem do mundo fantástico da história. 
Antes de falar sobre o enredo do livro quero comentar que eu não leio muitas fantasias. Só li "Harry Potter e A Pedra Filosofal" e comecei "Guerra dos Tronos". Já li muitos livros sobrenaturais, mas a maioria são livros de ficção normais sem nada muito ilógico. Gosto muito de filmes de fantasia como "Nárnia", mas posso dizer que "Sombra e Ossos" foi o primeiro livro de Alta Fantasia que li completo. E vou logo dizendo que me surpreendi muito! Estou querendo ler mais esse gênero, pois viajar num mundo fantástico é simplesmente demais!
A trilogia Grisha é bem diferente de tudo que você vai ver, pois foi inspirado na Rússia. As palavras, nomes, roupas, castelos, e talvez até a mitologia. Como não conheço muito bem não posso falar. Mas posso afirmar que não tem nada a ver com a história real da Rússia. Foi apenas inspirado no país. O livro se passa na época medieval e existem três países ou mais países, sendo que o principal é Ravka e é divido em leste e oeste pelo Não Mar ou Dobra das Sombras (uma parte da terra que é pura escuridão onde criaturas horrendas vivem). 
A protagonista é Alina Starkov, uma órfã que se tornou uma cartógrafa do Primeiro Exército do rei. Passou a maior parte de sua vida em um orfanato com seu melhor amigo Maly, por quem é secretamente apaixonada. Em uma das missões do Primeiro e do Segundo Exército, Alina teve que atravessar o Não Mar com seus companheiros, e ao ver que Maly tinha sido atacado por uma das criaturas, manifestou um poder para protegê-lo. O curioso é que nem ela nem ninguém sabia da existência desse poder.
Não falarei qual é o poder de Alina. Mas posso dizer que é um poder único que mudará todo o país. Alina chamou a atenção do poderoso Darkling. No livro existe o Rei e abaixo dele está o Darkling, o comandante dos Grishas: pessoas com poderes, divididos em três ordens. Uns são curandeiros ou sangradores (uma espécie de soldado). Outros são conjuradores do ar, da água e do fogo. E outros são fabricadores e cientistas. Alina é completamente diferente de todos eles e assim que descobrem seu poder a levam para o palácio para aprender a usá-lo. 
Isso é tudo que posso falar da história. Sei que parece confuso, mas no livro é muito bem explicado. Quem lê tem uma certa dificuldade no começo para memorizar os nomes e funções de cada um. Mas chega um momento que fica algo natural, fácil de entender e associar. A autora construiu uma trama maravilhosa que nos engana direitinho. Acreditamos em algo e amamos o que está acontecendo durante a história, mas em um ponto há uma grande reviravolta que faz você ficar chocada! E então você precisa se acostumar com as consequências disso tudo. É muito inteligente e apesar do choque você percebe a grandiosidade do livro e fica louca para ler a continuação. 
Recomendo esse livro magnífico para todo mundo que gosta de uma boa fantasia. Não falei muito sobre a história pois é preciso se surpreender para a apreciar mais. Eu já li o segundo, "Sol e Tormenta" e também amei! Em breve farei a resenha. 

Estrelinhas


Citações Preferidas

"Eu passei a vida procurando um modo de corrigir as coisas. Você é o primeiro lampejo de esperança que tenho em muito tempo." Darkling (pág 75)
"O cavalo tem velocidade. O urso, força. O pássaro tem asas. Nenhuma criatura tem todos esses dons ao mesmo tempo e assim o mundo é mantido em equilíbrio." Filósofo de um dos livros que Alina estava lendo (pág 144)
"O que é infinito? O universo e a ambição do homem." Outro filósofo (pág 145)



Book Trailer


A Trilogia Grisha




Outras Capas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas Resenhas