quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Métrica - Slammed #1



Título Original: Slammed
Autor(a): Collen Hoover
Editora: Galera Record
Tradução: Priscila Catão
Ano: 2012
Número de Páginas: 299
Sinopse: Pura poesia. Ou um baque no coração. Se apaixonar pode ser cada uma dessas coisas... Quem sabe, ainda, sua doce e dolorosa mistura. Pelo menos é o que Layken está prestes a descobrir. Se ousar, simplesmente, viver. Se escolher enfrentar o que o destino lhe reservou. Mas o destino é inexorável... E talvez a cota de dor seja mais do que ela possa suportar. Afinal, como é possível continuar seguindo quando seu coração está congelado?


Opinião da Jéssica

A leitura de métrica veio como um presente - literalmente. Uma pessoa muito especial me deu no meu aniversário. Era um livro que queria muito porque ouvi falar muito bem dele nos meus blogs preferidos. Mas o que me chamou atenção mesmo foram as poesias. Amo poesias! Então quando peguei Métrica na mão fui direto nelas (Sem ler, é claro. Só queria vê-las). Porém, percebi que não tinha tantas como imaginei. Fiquei um pouquinho decepcionada na hora. E quando li o primeiro capítulo a decepção só aumentou, pois vi ali um casal clichê que se apaixona a primeira vista. No entanto, vocês que já leram o livro, ou algum spoiler maldito, imaginem minha reação ao ler o segundo capítulo! Acho que NUNCA me surpreendi tanto com um livro.
Como na sinopse, não falarei muito sobre a história, pois um spoiler sobre esse livro me faz partir o coração. Então a única coisa que dá pra adiantar é que o pai de Layken morreu há pouco tempo e toda a família está sofrendo as consequências. Tiveram que deixar o Texas pra morar no Michigan e Layken (para os íntimos, Lake) não gostou nada disso. Sua vida era no Texas. Mas ao chegar na rua onde irá morar, se encantou com seu vizinho da frente, Will Cooper. Os dois logo percebem que aquela "química" entre os dois não será algo passageiro. Porém, depois de alguns dias sem se ver eles se encontram novamente de uma forma inesperada: descobrem que nunca poderão ficar juntos!
Esse amor proibido misturado com tantos outros assuntos polêmicos me deixaram emocionada demais para explicar em palavras. Gostaria que todo mundo sentisse o que eu senti. Pois eu infiltrei na história, naquele lugar, naquela rua, naquelas duas casas vizinhas, e consegui entender tudo que eles passaram como se estivesse presente na vida deles. Muita gente que resenhou Métrica não aprovou a atitude de Lake com tudo que aconteceu, mas a questão é que não entenderam que os problemas que Lake passou foram muito tristes e traumáticos, qualquer um agiria da mesma forma, ou até pior.
Os personagens secundários COM CERTEZA foram o auge de todo o livro. Me impressionei com a força de Will, fiquei admirada com sua determinação e seu amor por Caulder, seu irmão. Aliás as crianças me fizeram rir bastante e emocionar também. Kel, o irmão de 9 anos de Lake, é com certeza o menino mais forte e incrível que já tive o prazer de conhecer. Me lembrou muito de como eu era quando criança. Julia Cohen, a mãe de Lake, me fez derramar lágrimas. AMEI os ensinamentos e conselhos dela. Queria ter alguém como ela do meu lado. Mas a personagem secundária mais "Oh My God" do livro é Eddie, a melhor amiga de Lake. Uma garota tão nova que já passou por tanta coisa e ainda continua sendo a pessoa mais feliz e radiante do mundo é de se admirar! Chorei horrores com uma certa carta aí. Simplesmente amo a Eddie...
Enfim, o livro foi muito bem escrito. A leitura é rápida e intensa! A capa é linda (alguém sabe o que a chave quer dizer?) e o mais foda são as epígrafes de cada capítulo: são citações de músicas da banda preferida do casal da história e, provavelmente, da autora. A banda se chama The Avett Brothers, tem um estilo country e como diz Will: "São filósofos famosos que falam e escrevem palavras de extrema sabedoria, fazendo a pessoa pensar mais sobre as coisas." Depois de escutar umas 20 músicas deles, virei fã de quatro músicas lindas: "I would be sad", "Die die die", "Salina" e "The Perfect Space".
A continuação já foi lançada no Brasil como Pausa e o terceiro e último livro se chama This Girl e ainda não foi lançado aqui. Estou ansiosa pra ler os próximos livros, entrar dentro de cada um deles e me deliciar com a magia de Métrica. Por falar em magia, o que são aquelas poesias? Caramba!!! Queria muuuuito ver de perto e até participar de uma competição de Slam. Você deve estar se perguntando: "o que é competição de Slam?". É tipo uma apresentação de poesias um tanto diferenciada, pois a pessoa nos apresenta uma história em forma de poesia e nos emociona apenas com a voz. É incrível! Amei TODAS!
Métrica foi uma das minhas melhores leituras desse ano e só perde (ou não, os estilos são muito diferentes) para Fiquei Com Seu Número. Recomendo para quem gosta de uma boa emoção, romance e muita lição de vida. Como diz Tamara Webber, a autora de Easy, Métrica é um livro "único, diferente de tudo que se vê por aí... Leia!"

Estrelinhas (O coração significa que é um dos meus preferidos. Muito amor!)




Citações Preferidas:

"Minha mãe sempre teve a capacidade de dar esporro com um único olhar." Lake
"O mínimo toque e os gestos mais simples afetam meus sentidos de uma maneira intensa demais." Lake
"É neste momento que finalmente compreendo por que minha mãe aceitou seu destino com apenas 18 anos." Lake
"De acordo com Elizabeth Kübler-Ross, a pessoa passa por cinco fases de luto ao perder um ente querido: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação." Lake
"Amplie seus limites, Lake. É para isso que eles existem." Julia, mãe de Lake
"Morte. A única coisa inevitável na vida." Will

Outras Capas:

4 comentários:

Últimas Resenhas