quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Tempest


Título original: Tempest
Autor(a): Julie Cross
Editora: Jangada
Tradução: Denise de C. Rocha Delela
Ano: 2012
Número de páginas: 361
Nota: 5 estrelinhas 

Sinopse: O ano é 2009. Com 19 anos de idade, Jackson Meyer é um cara normal... Ele está na faculdade, tem uma namorada... mas é capaz de viajar no tempo! Porém, não é como nos filmes - nada muda no presente durante os seus saltos para o passado e ele não precisa se preocupar com problemas no continuum do espaço-tempo ou com capacitadores de fluxo defeituosos - seus saltos são apenas uma diversão inofensiva... 
Isto é... até o dia em que dois estranhos invadem o dormitório onde estão Jackson e a namorada, Holly, e durante uma luta, ela leva um tiro. Em pânico, Jackson salta dois anos no passado, ou seja, para 2007. Mas algo está diferente. Essa não é como suas outras viagens no tempo. Agora ele está preso em 2007 e não consegue mais voltar para o futuro. 
Desesperado para voltar a 2009 e salvar Holly, mas incapaz de voltar, Jackson não vê alternativa senão tocar sua vida em 2007 e aprender o que puder em suas habilidades. 
Atenção: o resto da sinopse contém Spoillers 
Não muito tempo depois, as mesmas pessoas que atiraram em Holly em 2009, membros de um grupo apelidado pela CIA de "Inimigos do Tempo", vêm à procura de Jackson no passado. E nada vai detê-los até que consigam recrutar esse jovem e poderoso viajante no tempo. Recrutá-lo... ou matá-lo.
Enquanto procura pistas sobre as origens da sua familia, os Inimigos do Tempo e o departamento da Cia que monitora os viajantes do tempo - o Tesmpest -, Jackson precisa decidir até onde está disposto a ir para salvar Holly... e, possivelmente, o mundo inteiro.

Opinião da Bárbara
       A história se passa em 2009. Jackson é um adolescente de 19 anos quase normal, está na faculdade, tem uma namorada, amigos e conflitos familiares. Perdeu a mãe quando ainda era pequeno e a irmã gêmea a alguns anos atrás. Mas, ele tem um segredo que apenas Adam, seu melhor amigo, sabe. Ele dá saltos no tempo. Exatamente, 'saltos' no tempo. Em um dia normal Jackson estava no quarto de Holly, sua namorada, quando duas pessoas o invadiram e começaram a confrontar os dois e um deles acabou atirando em Holly. Com a cena diante dos seus olhos, Jackson se descontrola e acaba dando um salto diferente... ele vai parar em 2007 e não consegue voltar para 2009.
     Julie Cross criou uma mitologia de viagem no tempo totalmente diferente das que estamos acostumados. Jackson só consegue saltar para o passado e no máximo para alguns dias atrás. Além do que ele não consegue mudar nem interferir em nada que já aconteceu. Quando fiquei sabendo disso fiquei me perguntando: nossa, qual o sentido desses saltos então? Mas acabei me surpreendendo com a resposta. Essa nova mitologia é fantástica! Embora em algumas partes deu pra ver que a autora ficou meio perdida.
     O livro é narrado em primeira pessoa pelo Jackson. A narrativa é rápida e tem um ponto que achei super positivo: nós descobrimos tudo sobre esse tipo de viagem no tempo junto com o protagonista. Tinha muito tempo que eu não lia uma história tão bem pensada e que me tirasse tanto o folego. As coisas iam acontecendo e eu não conseguia parar de ler e toda hora eu falava "ai meu Deus, e agora?". Devorei o livro rapidamente, embora ele seja bem grossinho...
     As personagens principais são basicamente o Jackson, a Holly, o Adam, o pai e a Courtney, irmã gêmea do Jackson. Embora tenham muitas outras personagens que mesmo aparecendo pouco, tem papeis fundamentais na história. Eu gostei muito da maioria, só fiquei (e ainda estou) meio sismada com o pai do Jackson. Me emocionei bastante com algumas cenas em que a Courtney aparece.
     Teve algumas coisas que não foram bem explicadas, e deixaram um grande ponto de interrogação na minha cabeça, além do final ser de esmagar o coração. Mas não me preocupei com isso porque o livro faz parte de uma serie, então fico na esperança de se resolver tudo nos próximos livros. O segundo livro da serie se chama Vortex e já foi lançado no Brasil, super ansiosa!
      Uma fantasia leve, com uma temática divertida, com muitos mistérios e pode apostar que você vai se surpreender bastante. Super recomendado!

Citações Preferidas 

"E, então, eu estava pensando em todas essas coisas, tipo...quando ela vai parar de nos ouvir? É depois do último suspiro? Porque as pessoas seguram a respiração o tempo todo, talvez ela ainda nos ouvisse ou tivesse pensamentos. - Esfreguei os olhos, secando as lágrimas que embaçavam minha visão. - É idiotice... Eu sei." Jackson
"Foi isso o que você quis dizer quando falou...
Eu sabia onde ela queria chegar.
- ...que era difícil ter certeza até as coisas ficarem difíceis?" Holly e Jackson
"Beijei a lateral do seu pescoço e disse: 
-Amor vincit omnia. 
-Latim? - Holly perguntou, tocando a testa na minha. - O que significa?
- O amor conquista tudo - respondeu meu pai (...)" Holly, Jackson e Pai do Jackson
"Eu não tenho arrependimentos." Jackson

Outras Capas




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas Resenhas