Título Original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Tradução: Alexandre D'Elia
Ano: 2010
Número de Páginas: 397
Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Opinião da Jéssica
Ok! Eu sei que TODO MUNDO já conhece "Jogos Vorazes"! Até eu mesma já assisti os três filmes já lançados e estou ansiosa pelo último. Mas é exatamente por isso que comprei os livros ano passado. Para ler todos antes do filme Jogos Vorazes: A Esperança - Parte II que será lançado em novembro deste ano. Eu queria ler essa trilogia, pois sou completamente apaixonada por Katniss Everdeen(e, claro, pela atriz Jennifer Lawrence). Não. Não sou apaixonada pela história, pois é deprimente. Mas a autora foi brilhante! Nem em um milhão de anos conseguiria escrever algo parecido. É a melhor distopia de todos os tempos! Sem dúvida alguma.
Pense comigo. Um jogo onde várias pessoas são jogadas numa arena para morrer. Não. Isso não é Jogos Mortais, mas a crueldade é a mesma! Porque são crianças e adolescentes matando uns aos outros! E o pior de tudo: é televisionado como se fosse um show! É HORRÍVEL! Mas a ideia é incrível. Suzanne Collins foi maravilhosa ao criar a história de Katniss, uma garota do distrito 12 que é enviada para esse "jogo" onde penas 1 dos 24 tributos pode vencer.
Todo mundo já conhece essa história. Mas eu só tinha visto o filme. E agora que li o livro posso dizer que não há muitas diferenças entre os dois. Os fatos são basicamente os mesmos. Porém há uma diferença crucial. No livro estamos dentro da cabeça de Katniss e podemos ver tudo o que ela sente. Dá uma outra visão para tudo, principalmente sobre o que ela sente por Peeta Mellark, o outro tributo do distrito 12. No filme não é muito explorado isso. Outra diferença é o tempo. A história se passa em vários dias no livro e no filme tudo é rápido demais! Mas devo afirmar que o filme foi muuuuito bem feito. A ideia de colocar um apresentador de TV narrando as coisas que acontecem na arena para substituir os pensamentos de Katniss foi maravilhosa. E enfatiza o fato de que os Jogos Vorazes é um programa de TV para entreter a população da capital e lembrar que eles tem o domínio sobre todos os outros distritos.
Enfim, sugiro a você que está lendo essa resenha e nunca leu nem viu "Jogos Vorazes" (duvido que exista) que assista o filme primeiro e depois leia o livro. Pois o livro é melhor em alguns termos e tem que ser deixado para o final como a última bolacha do pacote. Mas se você é uma daquelas pessoas que ficam com preguiça de ler se já viram o filme, então leia o livro e depois veja o filme! Vale a pena ser lido. E visto também, de qualquer forma. Os dois são perfeitos. Bem, essa é minha resenha meio comparativa da obra e sua adaptação ao cinema. E digo que estou realmente impressionada com os dois. Se encaixam perfeitamente. Vou ler os outros livros e no final do ano estarei na estreia pois não perco por nada o final dessa historia incrível.
Estrelinhas
Citações Preferidas
"Não sou sempre antipática. Tudo bem, não saio por aí amando todo mundo que encontro pelo caminho, meus sorrisos não aparecem com facilidade, mas me importo com as pessoas." Katniss (pág 134)
"Meu contato com fogo já foi suficiente para uma vida inteira." Katiniss (pág 194)
"Lembre-se, nós somos loucamente apaixonados um pelo outro, então não há problema algum em você me beijar sempre que tiver vontade." Peeta (pág 271)
"Seja lá o que for que estou sentindo, só diz respeito a mim e a mais ninguém." Katniss (pág 319)
Nenhum comentário:
Postar um comentário