Título: Não sou esse tipo de garota
Título original: Not that kind of girl
Autor(a): Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito Jovem
Tradução: Marsely de Marco Martins Dantas
Ano: 2011
Número de páginas: 248
Sinopse: Este era seu último ano do colégio. Entrar na universidade, ser presidente do conselho estudantil e passar todos os dias com sua melhor amiga era tudo o que Natalie havia planejado. Ela sempre foi estudiosa, a melhor da classe. Não era o tipo de garota comum na Academia Ross, pois se preocupava muito com sua reputação. Talvez até demais. Então, para sua surpresa, no início das aulas, uma caloura a reconhece por tê-la tido como babá anos atrás. Desse reencontro surgirão muitos acontecimentos em que Natalie será obrigada a fazer difíceis escolhas para os dilemas de sua vida no ensino médio, como qualquer adolescente. Seu último ano será repleto de decisões, indecisões, julgamentos e paixões, tornando-se inesquecível. Seus planos sofrem uma reviravolta e sua vida fica de pernas pro ar, tudo o que ela não desejava inicialmente.
Me interessei pelo livro por causa da capa e do nome, quando li a sinopse coloquei ele no topo da minha lista de leitura. É o tipo de livro que eu gosto muito, esses draminhas adolescentes, amorzinhos e coisas bem leves. Depois de ler algumas resenhas minhas expectativas só aumentaram, e acabei me decepcionando muito.
O livro conta a história de Natalie, uma menina centrada, cheia de si, a melhor da turma, e super preocupada com a opinião dos outros. Ela está se preparando para o SAT ( como se fosse o ENEM), está lutando para conseguir seu cargo de presidente do conselho estudantil e faz de tudo para ser a menina perfeita. Mas isso faz com que as pessoas que realmente gostam dela se afastem.
A Natalie me estressou muito o livro todo! Ela se acha melhor que todos e se preocupa demais com a imagem dela, ela é cabeça dura, egoísta e faz com que os outros a sua volta se sintam mal consigo mesmos para ela se sentir melhor. No decorrer da historia ela vai aprendendo a conviver com as pessoas e deixar esse seu jeito um pouco de lado, com ajuda de Connor e principalmente da Spencer, uma garota na qual a alguns anos atrás a Natalie foi babá.
O romance é fraco, mas é a melhor parte do livro, porque as outras partes são bem cansativas. Connor é um fofo, não achei nada nele que não me agradasse, só as amizades.
Não achei só pontos negativos, o livro ensina uma coisa muito importante que é o equilíbrio que temos que ter, não podemos ser como Natalie que se preocupa demais, mas também não podemos ser como Spencer, que não se preocupa nada! Temos que achar esse equilíbrio para as consequências dos nossos atos não serem ruins.
Então, se você procura uma história com pouco romance e muito problemas adolescentes, esse é até legal, atrapalhou também eu ter lido logo quando acabei Entre o agora e o nunca, que é um dos livros que eu mais gostei.
Citações preferidas
"A população feminina (...) obviamente está seguindo o caminho errado. Está mais interessada em obter a atenção da população masculina do que em suas próprias realizações. As garotas estão satisfeitas em serem rotuladas como objetos sexuais." Natalie
"Você é a única que fez com que parecesse que estávamos fazendo uma coisa errada. Talvez você ainda pense assim, pois, por algum motivo, acha que não sou o bastante pra você. Mas eu gosto de você, está bem? Gostei de você desde o começo." Connor
"Olha só, não faço nada que me deixe desconfortável. Estou sempre no controle. Seja como for, que direito tem alguém de dizer o que eu posso ou não posso fazer com o meu corpo?" Spencer
Nenhum comentário:
Postar um comentário