sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Consulta Marcada #2 - Don

Oi pessoal. Esse é meu primeiro Consulta Marcada e espero que gostem! Desculpem a demora. Semana passada foi um tanto tumultuada para escrever. O paciente de hoje é o Don Tillman do livro O Projeto Rosie. Mês que vem posto a resenha dele! 

Quando um homem de mais ou menos 40 anos, com uma aparência mal cuidada, entrou em minha sala, achei que era um mendigo. Mas então, começou a falar e vi que se tratava de um homem extremamente inteligente. Ele vestia um suéter velho e uma calça mais velha ainda. No fundo era bonito, musculoso. Me lembrava Gregory Peck. Ele tinha marcado a consulta para 16h15 até 16h40. Fiquei bastante curiosa para saber porque marcar um horário tão especificado.
- Boa tarde Sr. Tillman. Pode se sentar, por favor.
Don Tillman se sentou na cadeira a minha frente, e foi dizendo sem mais delongas:
- Boa tarde Dra. Elizabeth. Minha consulta essa tarde se deve ao fato de que minha terapeuta não pôde me ajudar por motivos pessoais e lhe indicou como uma médica renomada por tratar seus pacientes com um certo diferencial.
- O senhor é geneticista não é? 
- Correto. Sou professor em uma universidade. 
Na mesma hora transformei a sala branca em uma sala de faculdade. Ele se assustou um pouco e foi até engraçado.
- Muito interessante seu método diferencial Doutora. Só não entendo como funciona. A Senhora possui um aparelho tecnológico bastante avançado.
- Em que posso lhe ajudar, Professor? - fui direto ao ponto, explicar o funcionamento dos meus poderes a um geneticista não parecia uma boa ideia.
- Algumas semanas atrás, pensando ser uma ideia apropriada, iniciei o Projeto Esposa. Criei um questionário com dados pessoais femininos que se adequavam no conceito da Esposa Perfeita e enviei para alguma candidatas. Por mais incrível que possa parecer, o Projeto Esposa não deu muito certo. As candidatas se mostraram inadequadas.
- Só um segundo Sr. Tillman - o interrompi para entender melhor - Está querendo dizer que fez um questionário para conhecer uma possível mulher para se casar? - ele assentiu de forma natural e disse "correto" - Como as "candidatas" reagiram?
- A abordagem do Projeto Esposa por sites de relacionamento até que não obteve resultados tão ruins. Muitas candidatas responderam o questionário sem ver problema nisso. Mas quando a bordagem se referia ao contato pessoal, o Projeto Esposa foi um fracasso. As candidatas não gostaram muito do questionário. Mas a questão é que nenhuma delas se adequavam ao modelo perfeito para mim. O que não entendo é porque.
Senti pena do pobre homem a minha frente. Por mais tolo que seja seu modo de pensar, ele acha realmente normal tratar as mulheres como se fossem projetos - descartáveis ou não, dependendo do que houver nesse tal questionário. E no fim, todas foram descartadas por não serem perfeitas aos seus olhos. Que tipo de homem é esse?
- Eu sei que minhas poucas habilidades sociais me prejudicam muito. E que meus horários e tabelas não são adequados para o modo de vida padrão. Mas será é isso mesmo? Ou será que sou eu que não sou compatível com as mulheres em geral?
- Hm, vejamos. Você talvez tenha começado de uma forma errada. Nenhuma mulher que se dê valor aceita numa boa ser subjugada a um questionário. Sem querer ofender Sr Tillman, você as tratou como objetos. E todas elas não foram aceitas por conter algum defeito normal, como qualquer outro ser humano. Talvez seu questionário seja muito exigente, não acha?
- De forma alguma tratei minhas candidatas como objetos! Elas seriam minhas futuras esposas! Apenas simplifiquei o que todas as outras pessoas fazem. Imagina se eu começasse um relacionamento com uma dessas candidatas e só no futuro descobrisse que ela fuma ou que só gosta de sorvete de damasco? Seria um enorme desperdício de tempo e decepcionaria os dois. Só reduzi todo esse esforço.
Fiquei chocada por um instante.
- Entendo - foi só o que consegui dizer.
O caso desse homem é pior do que eu pensava. Existe doido para tudo nesse mundo, pensei. Mas, pelo pouco que já vi, esse homem é um tanto perturbado mentalmente. É claro que não do modo louco, ele não tem nenhuma doença. É só um modo de vida diferente das pessoas consideradas normais. Então será que existe alguém capaz de amá-lo? Assim do jeito que ele é?
Vi que Don Tillman estava agitado, olhando ao redor da sala branca. Talvez procurando uma saída. Já devia ser 16h40.
- Bem, o que posso dizer a você é que talvez você esteja procurando um modelo perfeito que não existe. Uma mulher não gosta de ser analisada dessa forma. Talvez se você melhorasse um pouco suas habilidades sociais e esquecesse um pouco dos defeitos das mulheres, você finalmente encontraria alguém que se encaixe um pouco ao seu estilo de vida. Alguém que te aceite como você é. Isso sim seria perfeito. Pois só assim você poderia encontrar um sentimento verdadeiro para enfrentar todos os obstáculos que as diferenças nos proporcionam. O sentimento puro de um homem e uma mulher é a chave para um relacionamento funcionar. Lembre-se disso.
- Obrigado Doutora Elizabeth. Sua ajuda foi muito útil. A consulta acabou há alguns minutos, mas o tempo gasto não é um desperdícil completo. Tenha uma boa tarde. 
Don saiu sorridente de meu consultório e, por mais estranho que pareça, foi divertido conhecer alguém como ele, tão diferente. Espero que ele encontre alguém que o ame de verdade.

Por Jéssica Milena


A autora não tem nenhum conhecimento sobre psicologia e não usou nenhum recurso para a escrita do conto. Apenas sua imaginação.

4 comentários:

  1. Que texto lindo, parabéns.
    Já estou seguindo o blog, o título é a minha cara (meusonho)
    Um beijo, Ariane
    www.diariodostreze.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadaaaa!!! Que lindo que você gostou! *-*
      Sério? Também é o sonho da Bárbara (a 'criadora' do blog). Não tem muito a ver comigo, mas AMO escrever!
      Adorei o seu blog, bem diversificado e amei brincar com o Bob e o Max!!! haha
      Beijos!

      Excluir
  2. Gostei muito da sua escrita a consulta fiou muito bacana. Parabéns!
    Anny Lima

    ResponderExcluir

Últimas Resenhas